Entrevista reveladora

Pepe admite que o PT perdeu espaço no próprio governo

Novo ministro de Direitos Humanos reconheceu queda em entrevista

acessibilidade:

Retirado da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) pela presidente Dilma Rousseff, o petista Pepe Vargas reconheceu que, com essa decisão, o PT "perdeu espaço" no governo. Ele foi substituído na função pelo vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), o que, na sua avaliação, coloca o PMDB no "centro das decisões políticas".

"Com a articulação política sob a responsabilidade do PMDB, a presidente espera que a bancada do PMDB se unifique e apoie as medidas que o governo encaminha", afirmou Pepe Vargas, em entrevista nesta quinta-feira à Rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul. "Agora, o PMDB está no centro das decisões políticas. Por isso, acredito que as arestas poderão ser aparadas."

Ele também comentou as declarações do correligionário Tarso Genro, ex-governador gaúcho, que disse ontem em sua conta no Twitter que o PT está virando "acessório" no governo. Apesar de reconhecer que o partido não tem mais o mesmo espaço, Pepe Vargas lembrou que a presidente da República é do PT. "Então, o PT continua no centro decisório com a Presidência", ressaltou o ministro, que deixou a Secretaria de Relações Institucionais para assumir a de Direitos Humanos.

Apesar de aceitar a decisão da presidente de tirá-lo do cargo, o político gaúcho defendeu sua atuação na Secretaria de Relações Institucionais. "Tem uma parcela do PMDB, principalmente na Câmara dos Deputados, que vem votando de forma distinta do governo, mas não em todas as matérias. Eu quero deixar registrado que 75% das disputas no voto, no período em que eu fiquei como ministro da articulação política, nós (governo) vencemos. É verdade também que aquelas nas quais perdemos, em geral, o PMDB não nos acompanhou", disse Pepe Vargas. (AE)

Reportar Erro