Lava Jato

Pedro Corrêa diz que Russomanno recebeu 'mensalão'

Segundo o delator, propina era paga com recursos de José Janene

acessibilidade:

O deputado Celso Russomanno (PRB-SP), pré-candidato è Prefeitura de São Paulo, recebia “mensalão”, segundo depoimento do ex-deputado federal Pedro Corrêa para obter acordo de delação premiada na Operação Lava Jato. Russomanno, que foi do PP, partido de Corrêa, até 2011, seria um dos beneficiários da propina distribuída por José Janene, que morreu em 2010. Ele foi o mentor do petrolão.

“Celso Russomanno recebia mensalão. Era um dos que o partido dividia as propinas, recebendo os recursos de José Janene”, diz trecho do relatório de depoimento de Pedro Corrêa.

Os depoimentos de Corrêa já foram prestados, mas a delação ainda não foi homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). São mais de 70 anexos de colaboração. O ex-parlamentar já foi condenado em primeira instância pela Lava Jato a mais de 20 anos de prisão, além de outros 7 anos e dois meses pelo processo do Mensalão.

Ainda de acordo com o delator, Russomanno “era famoso em solicitar vantagens indevidas a empresários utilizando a televisão como forma de intimidar e ameaçar”. Corrêa disse que Russomanno utilizava as comissões de defesa do consumidor, a qual presidiu algumas vezes, para fazer requerimentos e, assim, pressionar os empresários.

Em nota, Celso Russomanno afirmou que era adversário de Janene, e que as acusações contra ele são levianas. “Fui adversário de José Janene quando fui filiado ao PP, sempre fui oposição de declarada a ele, inclusive disputei a liderança como adversário dele, portanto não faz sentido supor que tenha recebido recursos de Janene”, diz o político em nota.

Reportar Erro