Operação Santa Tereza

Paulinho da Força agora é réu em ação penal no STF

Deputado é acusado de formação de quadrilha e de lavagem

acessibilidade:

O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o Presidente Nacional do Partido Soledariedade deputado Paulinho da Força (SDD-SP). Acusação é de crime contra o sistema financeiro, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Todos os três ministros do STF, Dias Toffoli, Teori Zavascki e Gilmar Mendes, avaliaram que existem indícios de autoria e crime. Entretanto afirmaram que as provas que podem condenar ou absolver Paulinho ainda serão colhidas ao longo do processo.

Essa ação penal é um desdobramento da Operação Santa Tereza. Através de escutas telefônicas a Polícia Federal desvendou o esquema que desviava de 3% a 4% nos valores dos empréstimos.

Segundo o MPF o deputado teria se beneficiado com desvios em financiamentos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para uma loja e para a Prefeitura de Praia Grande (SP). Paulinho atuava a partir de um conselheiro do BNDES ligado a central sindical a Força Sindical. Os empréstimos eram nos valores de R$ 130 milhões e R$ 220 milhões. A defesa do parlamentar nega e alega que ele foi vítima de tráfico de Influência. 

Reportar Erro