Crise diplomática

Comissão da Câmara também quer apurar espionagem dos EUA

acessibilidade:

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, aprovou na manhã desta quarta-feira (10), a realização de uma Audiência Pública conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para às 14h30min de hoje. O motivo da reunião é o esclarecimento das graves denúncias de espionagem eletrônica do governo americano no Brasil.

A Audiência Pública será Senado Federal e tem confirmada a presença do ministro de Estado das Relações Exteriores Antonio Patriota. A CREDN, presidida pelo deputado Nelson Pellegrino (PT – BA),  estuda convidar o embaixador dos Estados Unidos, Thomas A. Shannon, para prestar esclarecimentos na comissão. Os parlamentares da CREDN, aprovaram  requerimento convidando os diretores da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Roberto Trezza, para apresentarem explicações.

Ontem, a Câmara dos Deputados publicou uma moção de repúdio ao governo dos Estados Unidos por causa da suposta violação aos direitos dos cidadãos brasileiros. O autor da crítica ao governo americano é o deputado José Guimarães (PT- CE). Na carta, os parlamentares se dizem ?preocupados com a situação de vulnerabilidade da soberania nacional do Brasil, já que todas as comunicações do país, inclusive as militares, passam por satélites de propriedade norte-america?.

Reportar Erro