Trabalho

Alemanha aprova criação de novo salário mínimo

Na Alemanha, remuneração básica será de 8,50 euros por hora

acessibilidade:

O Parlamento alemão aprovou nesta quinta-feira (3) a criação de um salário mínimo em todo o país no valor de 8,50 euros por hora de trabalho.

O projeto, aprovado com 535 votos a favor de um total de 601, é um marco na política alemã, pois cumpre uma das principais exigências da ala social-democrata, que integra o governo da chanceler Angela Merkel. O salário mínimo passa a vigorar em 2015.

“Hoje é um dia histórico para a Alemanha”, disse o vice-chanceler Sigmar Gabriel, dos sociais-democratas, comentando a aprovação da medida pelo Bundestag. A medida era uma exigência do Partido Social-Democrata (SPD) para formar um governo com Merkel após as eleições legislativas de setembro de 2013.

O tema foi amplamente discutido na Alemanha, pois o país era um dos poucos da União Europeia que não tinha salário mínimo estipulado por lei, por preservar o princípio da autonomia nas negociações salariais.

Alguns economistas se opunham à medida por acreditarem que isso levaria à perda de milhares de postos de trabalho. Em diversos setores, a remuneração é em média de 5,50 euros por hora. (ANSA)

Reportar Erro