Lava Jato

Para Renan, pedido de Janot é abusivo e desproporcional

Advogado de Jucá diz que pedido de prisão não se justifica

acessibilidade:

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou nota nesta terça-feira, 7, em que afirma que o pedido de prisão feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra ele é desproporcional e abusivo.

Janot pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão de Renan Calheiros, do senador e ex-ministro do Planejamento de Temer Romero Jucá (PMDB-RR) e do ex-presidente José Sarney (PMDB-AP). Todos por tentativa de barrar a Operação Lava Jato. No caso de Sarney, foi pedido o uso de uma tornozeleira eletrônica.

“O presidente considera tal iniciativa, com o devido respeito, desarrazoada, desproporcional e abusiva”, afirmou Renan na nota.

O presidente do Senado ainda mandou um recado velado a Janot. “Todas as instituições estão sujeitas ao sistema de freios e contrapesos e, portanto, ao controle de legalidade. O Senado Federal tem se comportado com a isenção que a crise exige e atento à estabilidade institucional do País.”

O advogado do senador Romero Jucá, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, disse que "prefere dizer que não acredita" no pedido de prisão do peemedebista.

“Pelo que eu vi, pelo que eu soube, não havia nada que justificasse uma medida como essa”, disse o defensor. Kakay reclamou que ainda não teve acesso aos autos da investigação. “Estamos pedindo acesso desde sexta-feira, sem sucesso”.

É a primeira vez que a PGR pede a prisão de um presidente do Congresso e de um ex-presidente da República.

Delação

Os peemedebistas foram gravados pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que afirmou ao Ministério Público Federal ter desviado R$ 70 milhões da estatal e dividido a quantia entre Renan, Sarney e Jucá.

Para a Procuradoria-Geral da República, está claro que Renan, Jucá e Sarney tinham o objetivo de obstruir as investigações. O plano do trio seria mais amplo e grave que a tentativa executada pelo ex-senador Delcídio Amaral (sem partido-MS), que foi preso por tentar impedir uma delação premiada.

Reportar Erro