Educação

Para Cristovam, royalties do petróleo são insuficientes para resolver problemas

acessibilidade:

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse nesta sexta-feira (16) que, apesar de ser uma boa notícia, a destinação de 75% dos royalties do petróleo do pré-sal para educação não resolve o problema da área. Segundo ele, há questões preocupantes no projeto que foi aprovado no Congresso. Isso porque o dinheiro se baseia em um recurso finito, que é o petróleo.

Além disso, o senador ressalta que não se sabe quanto dinheiro será, de fato, destinado à educação e destaca uma incerteza que existe quanto aos recursos, já que não se sabe a quantidade existente de petróleo, nem tampouco se o Brasil vai conseguir cumprir todas as etapas para extração e venda do produto. ? A solução do problema educacional está num “pré-sal” muito maior, que é o PIB e a receita estatal brasileira, e R$ 450 bilhões correspondem exatamente a 10% do PIB, ou seja, se nós viéssemos gastando 10% do PIB, hoje o Brasil teria uma educação da máxima qualidade?, defendeu.

Cristovam afirmou ainda que, mesmo que o governo esteja certo, o valor total arrecadado para os próximos dez anos não será suficiente para resolver as mazelas educacionais do Brasil. A expectativa é de que os royalties rendam R$ 18 bilhões por ano, sendo que a necessidade da educação é bem maior. ? Eu alerto: nem esperemos esse dinheiro, nem nos contentemos com ele. Ele é incerto e pouco, e nossas crianças, primeiro, merecem muito mais, e, segundo, não podem esperar?, concluiu.

Com informações da Agência Senado.

Reportar Erro