Bandeira branca

Papa reúne líder israelense e palestino para rezar pela paz

Encontro ocorre semanas após ter fracassado negociação patrocinada pelos EUA

acessibilidade:

papa-encontro-vaticano20140608-0007-size-598Em gesto histórico pela paz no Oriente Médio, o papa Francisco recebeu no Vaticano os presidentes de Israel e da Autoridade Palestina para orações neste domingo (8), semanas depois de ter fracassado a última rodada de conversações patrocinadas pelos EUA. O convite para o encontro foi feito de forma inesperada durante a viagem de Francisco em maio à Terra Santa, como uma iniciativa para aproximar israelenses e palestinos.

O presidente de Israel, Shimon Peres, foi o primeiro a chegar ao hotel no Vaticano onde mora o papa, seguido pelo presidente palestino, Mahmoud Abbas. Francisco os recepcionou calorosamente e teve encontros privados com cada um deles antes de seguir para o jardim do Vaticano para as orações.

Autoridades do Vaticano têm reiterado que o papa não tem uma agenda política, mas apenas a vontade de reacender o desejo de paz entre os dois líderes. As orações vão se concentrar em três temas comuns ao cristianismo, judaísmo e islamismo: o agradecimento a Deus pela criação, a busca do perdão por erros do passado e rezas a Deus para que a paz se restabeleça no Oriente Médio. AP

Reportar Erro