Vaticano

Papa Francisco proclama santos João XXIII e João Paulo II

Todo o rito foi feito em latim e concelebrado pelo papa emérito Bento XVI

acessibilidade:

papaO papa Francisco proclamou neste domingo (27) a santidade dos papas João XXIII e João Paulo II. Na cerimônia, ele pediu que os dois pontífices sejam inscritos nos livros dos santos da Igreja. Todo o rito foi feito em latim e concelebrado pelo papa emérito Bento XVI.

O evento aconteceu na Praça de São Pedro, onde milhares de peregrinos aplaudiram os dois novos santos da igreja. No rito de canonização, o governador regional da Congregação para a Causa dos Santos, o cardeal Angelo Amato, apresentou a Francisco “os três pedidos” de canonização para ambos os papas, primeiro com “grande força”, depois com “maior força” e, por último, com “grandíssima força”. Logo depois, o papa disse: “Em homenagem à Santíssima Trindade, pela exaltação da fé católica e o aumento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo e dos santos apóstolos Pedro e Paulo, após haver refletido largamente e invocado a ajuda divina e escutando o parecer de muitos de nossos irmãos bispos, declaramos santos João XXIII e João Paulo II”. Por fim, pediu a inscrição dos dois nos livros dos santos.

João Paulo II virou santo em tempo recorde para a Igreja, já que o papa Bento XVI autorizou a abertura do processo sem que se passassem cinco anos de sua morte, como é feito normalmente. Entre os requisitos para ser santo está a realização de dois milagres, no caso de João Paulo II, foram a cura da freira francesa Marie Simon-Pierre e o do costarriquenho Floribeth Mora, que estiveram presentes hoje na cerimônia.

Reportar Erro