Lava Jato

Padre amigo de Gim Argello presta depoimento em Curitiba

O depoimento foi ao mesmo delegado que cumpriu condução de Lula

acessibilidade:

Líder da Paróquia São Pedro, em Taguatinga Sul, investigada pela força-tarefa da Lava Jato, o padre Moacir Anastácio prestou depoimento à Polícia Federal, em Curitiba. O religioso viajou à capital paranaense para explicar aos investigadores a origem e o uso dos R$ 950 mil recebidos de empreiteiras para a realização do evento Pentecostes em 2014. Segundo o Ministério Público Federal, parte desse dinheiro foi doado pelas empresas OAS e Andrade Gutierrez, citadas na operação. 

O padre Moacir prestou depoimento durante uma hora e meia ao delegado Luciano Flores de Lima. O pároco levou documentos que mostrariam como as doações foram feitas: recibos e comprovantes de transferências bancárias. Segundo ele, tudo de forma legal.

O delegado Lima é o mesmo que foi responsável pela condução coercitiva do ex-presidente Lula, em São Paulo, quando foi defalgrada a Operação Aletheia, fase da Lava Jato. Na época, ele enviou um relatório ao juiz Sérgio Moro informando que o petista disse que só sairia para depoir algemado. 

Propina

Padre Moacir entrou na Lava Jato no dia 12 de abril, quando foi deflagrada a 28ª fase da Operação Lava Jato, Vitória de Pirro. A força-tarefa identificou um pagamento único de R$ 350 mil do ex-senador Gim Argello (PTB), preso pela PF, à Paróquia São Pedro, comandada pelo padre. De acordo com o procurador da República Athayde Ribeiro Costa, foi criada uma conta corrente na igreja apenas para receber o dinheiro.

Segundo o procurador do MPF Carlos Fernando dos Santos, "uma paróquia é muito suscetível de receber grande quantia de dinheiro em espécie. A paróquia atualmente é alvo de investigação". O procurador disse ainda que esse montante "pode indicar lavagem de dinheiro".

Gim Argello é amigo do padre Moacir Anastácio, responsável pelo evento Pentecostes, realizado em Taguatinga uma vez por ano e que reúne milhões de pessoas em três dias. Em sua página pública no Facebook ele faz questão de demonstrar a amizade e a fé pela na paróquia. O delegado da PF Igor Romário destacou que as investigações em relação à igreja continuam e que ela é objeto de apuração.

Reportar Erro