Conselhos Populares

Oposição trava pauta para derrubar decreto 'bolivariano' de Dilma

Oposição trava pauta da Câmara para derrubar decreto 'bolivariano'

acessibilidade:

A oposição vai obstruir a pauta da Câmara dos Deputados até que seja votado o Projeto de Decreto Legislativo 1.491/2014, que revoga a canetada ?bolivariana? da presidenta Dilma Rousseff que obriga os órgãos da administração pública a incluir em suas instâncias decisórias conselhos formados por ?movimentos sociais? da ?sociedade civil?.

O líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), declarou que a decisão foi tomada nesta terçã-feira (28) durante almoço com líderes dos partidos de oposição. De acordo com o parlamentar, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), se comprometeu a inserir o PDC na pauta do plenário de hoje.

?Chegamos a um entendimento de que vamos obstruir totalmente a pauta da Câmara dos Deputados até a votação do projeto de Decreto Legislativo que susta o decreto presidencial dos chamados conselhos populares, que são conselhos criados por decreto presidencial. Esse decreto invade área de competência do parlamento brasileiro e institui uma linha bolivariana para o Brasil?, disse Mendonça Filho, autor do projeto de decreto legislativo.

Segundo o parlamentar, caso não haja tempo suficiente na sessão ordinária para apreciar o PDC, o texto poderá ser deliberado como primeiro item da pauta da sessão extraordinária.   ?O presidente Henrique Eduardo Alves sabe que o PDC tem constado na pauta há pelo três meses com forte obstrução do governo e chegou a conclusão de que não dá para encerrar a legislatura sem que haja uma decisão do parlamento sobre o tema?, concluiu.

 

Reportar Erro