Medo de novo ataque

Oposição síria quer que mísseis e aviação também sejam proibidos

Grupo quer levar autores dos ataques químicos ao Tribunal Penal Internacional

acessibilidade:

A oposição síria exigiu neste domingo (15) que, além de controlar as armas químicas, a comunidade internacional proíba o regime  de usar mísseis e a aviação contra civis. Em comunicado, a coligação contra o governo de Bashar Al Assad  pediu plano para afastar o armamento pesado de áreas habitadas e proibir seu uso contra cidades, vilas e aldeias.

Os oposicionistas defenderam ainda que os autores dos ataques químicos sejam levados ao Tribunal Penal Internacional e solicitaram ajuda internacional para reforçar capacidade militar a fim de neutralizar o poder de Bashar Al Assad e buscar transição democrática.

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, decidiram ontem (14) dar uma semana a Damasco para apresentar a lista dessas armas e adotar resolução da Organização das Nações Unidas. Inspetores entrarão na Síria até novembro para eliminar as armas químicas até meados de 2014. O acordo reduz as ameaças de ataque pelos EUA para punir o regime do presidente sírio, acusado de liderar ataque com armas químicas que matou centenas no dia 21 de agosto.

Reportar Erro