Venezuela

Oposição conquista 99 cadeiras no parlamento, e o governo 46

Nicolás Maduro reconheceu logo sua acachapante derrota

acessibilidade:

O governo chavista da Venezuela foi derrotado pela oposição, que conquistou a maioria do Legislativo nas eleições de domingo. A coalizão Mesa da Unidade Democrática (MUD), de oposição, ganhou pelo menos 99 assentos contra 46 do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), de um total de 167 vagas no parlamento.

O resultado foi anunciado pelo Conselho Nacional Eleitoral durante a madrugada. Com 96,03% das urnas apuradas, ainda há 22 posições a definir. A oposição precisa de mais uma vaga para obter 3/5 do parlamento e 12 para obter 2/3 das posições no Legislativo. Maduro reconheceu a derrota.

Fogos de artifício foram disparados em comemoração nos bairros pró-oposição de Caracas, enquanto governistas derrotados desmontaram festas planejadas para a celebração da vitória.

A rápida aceitação dos resultados amenizaram tensões no país, onde a última eleição presidencial em 2013, vencida por Maduro de forma apertada, foi bastante contestada e seguida por protestos antigoverno que resultaram em 43 mortes.

Todas as pesquisas nas últimas semanas mostravam uma expressiva vantagem dos candidatos da MUD. Conquistando uma maioria simples, a oposição poderá investigar funcionários públicos e aprovar, por exemplo, o orçamento nacional e créditos adicionais, além de uma anistia para aqueles que consideram “presos políticos”.

Se conseguir uma maioria qualificada, teria o poder de censurar o vice-presidente e ministros, promulgar leis orgânicas, convocar uma Assembleia Constituinte e nomear ou destituir membros de outros Poderes, mas com autorização da mais alta corte do país, nas mãos do oficialismo.

Reportar Erro