Valeu, Venezuela

Oposição a Maduro terá maioria qualificada no parlamento

Vitória acachapante dá dois terços do parlamento à oposição

acessibilidade:

A aliança de oposição cuja sigla é MUD conquistou 112 das 167 cadeiras do parlamento da Venezuela, numa vitória acachapante contra o governo populista de Nicolas Maduro, que arruinou a economia do país, suprimiu liberdades democráticas e perseguiu opositores.

O resultado final da eleição foi confirmado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) na noite desta terça-feira. O MUD conquistou 109 deputados, mas chegou a 112 com o apoio de mais três deputados indígenas, garantindo a ambicionada maioria qualificada de dois terços.

Há dois dias, o CNE vinha atrasando a divulgação de dados oficiais da votação, por pressão da semiditadura chavista, para diminuir o impacto da derrota histórica do regime.

Os dois terços de cadeiras no parlamento permitem criar ou suprimir comissões permanentes, aprovar e modificar leis orgânicas, submeter a referendo tratados internacionais e projetos de lei, remover magistrados do Tribunal Superior da Justiça, designar os integrantes do próprio CNE, aprovar projeto de reforma constitucional e até buscar tirar antecipadamente o presidente do poder.

Reportar Erro