Corrupção

Operação da Polícia Federal prende 16 pessoas só no DF e nove estados

acessibilidade:

A Polícia Federal cumpre em Brasília e outros nove estados, nesta quinta-feira (19), 27 mandados de prisão e 75 de busca e apreensão no âmbito da operação Miquéias, com o objetivo desarticular duas organizações criminosas: uma envolvida com lavagem de dinheiro e a outra acusada de má gestão de recursos de fundos de pensão de municípios. Só no Distrito Federal 16 pessoas foram presas, entre os quais o delegado da Dividão de Operações Aéreas, da Polícia Civil, Paulo César Barongeno, o agente Marcelo Toledo, a delegada Sandra Maria da Silveira que é assessora jurídica da Secretaria de Segurança Pública e o doleiro Fayed Antoine Traboulsi.

De acordo com a PF, a operação é realizada São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Amazonas e Rondônia. No total, 350 homens atuam no cumprimento dos mandados.

A PF informou que investiga esse caso há um ano e meio, apurando lavagem de dinheiro por meio da utilização de contas bancárias de empresas de fachada ou fantasmas, abertas em nome de ?laranjas?. Segundo a polícia, havia um “verdadeiro serviço de terceirização para lavagem do dinheiro proveniente de crimes diversos”. Durante a investigação, foram sacados mais de R$ 300 milhões de reais nas contas dessas empresas. Policiais civis do DF eram responsáveis pela proteção da quadrilha.

A polícia descobriu ainda que a organização criminosa aliciava de prefeitos e gestores de Regimes Próprios de Previdência Social para que eles aplicassem recursos das respectivas entidades previdenciárias em fundos de investimentos com papéis geridos pela quadrilha, o que configurava o desvio dos recursos. Os prefeitos e gestores dos regimes próprios de previdência eram remunerados com um percentual sobre o valor aplicado.

Foram confirmadas irregularidades especificamente nos Regimes Próprios de Previdência Social das seguintes prefeituras: Manaus/AM, Ponta Porã/MS, Murtinho/MS, Queimados/RJ, Formosa/GO, Caldas Novas/GO, Cristalina/GO, Águas Lindas/GO, Itaberaí/GO, Pires do Rio/GO, Montividiu/GO, Jaru/RO, Barreirinhas/MA, Bom Jesus da Selva/MA e Santa Luzia/MA.

Reportar Erro