Com apoio do CNJ

ONU lança o Dia Nacional de Prevenção à Lavagem de Dinheiro

Vários conselheiros do CNJ gravaram mensagem de apoio à campanha

acessibilidade:

lavagem-de-dinheiroO Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) vai lançar nesta terça-feira (29) o Dia Nacional de Prevenção à Lavagem de Dinheiro. A iniciativa vai contar com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e de outras instituições integrantes da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

A ideia, segundo o CNJ, é conscientizar a sociedade civil e os setores público e privado para a necessidade de se combater esse crime, ?geralmente praticado para acobertar outros, como a corrupção, o terrorismo e o tráfico?.

Para o evento, conselheiros do CNJ gravaram mensagem de apoio à campanha. ?O enfrentamento à lavagem de dinheiro é prioridade no Poder Judiciário brasileiro. Crimes de alto potencial ofensivo à sociedade, como os de corrupção e tráfico internacional de entorpecentes ou de pessoas, que muitas vezes antecedem à lavagem de dinheiro, têm sido objeto de estudos e metas pelo Conselho Nacional de Justiça?, disse, em vídeo, o conselheiro Gilberto Martins, responsável pelo alcance da meta que tem por objetivo estimular as cortes de Justiça a concluírem o julgamento, até o final de 2013, de todos os processos que envolvem crimes contra a administração pública.

De acordo com Martins, o CNJ tem diversas ações para combater a lavagem de dinheiro. ?Temos medidas no sentido de criarmos varas especializadas no âmbito do combate à lavagem de dinheiro e às organizações criminosas. O CNJ também, através da Meta 18, priorizou o enfrentamento à corrupção e aos crimes contra a administração pública?, contou.

Estimativas apontam que o valor de dinheiro lavado anualmente no mundo alcança entre 2% e 5% do PIB mundial ? ou seja, algo entre US$ 800 bilhões e US$ 2 trilhões.

Reportar Erro