Apagão

ONS rebate ministro e diz que houve recorde de consumo

Ministro de Minas e Energia, um leigo, deu palpite errado sobre o apagão

acessibilidade:

Segundo o relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgado nesta terça-feira, 20, o consumo de energia nas regiões Sudeste e Centro-Oeste bateu recorde cerca de 20 minutos antes do corte de energia registrado na segunda-feira, 19, que atingiu pelo menos 11 estados e o Distrito Federal.

De acordo com o documento, a carga recorde ocorreu às 14h32, quando as duas regiões demandaram 51.596 MW (megawatts), puxada pelo forte calor. O corte ocorreu às 14h55. O recorde anterior de demanda por energia no Sudeste e Centro-Oeste havia sido registrado no dia 13 de janeiro: 51.295 MW.

O ONS informou, em nota, que o problema foi causado por ?restrição na transferência de energia das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas à elevação da demanda no horário de pico.? Para evitar um problema maior, o ONS orientou as distribuidoras das regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oestea reduzir o fornecimento de luz e o corte, no caso da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

Nesta terça, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, voltou a negar que o pico de consumo de energia no Sudeste tenha sido responsável pela falta de luz. Segundo ele, o problema está ligado a uma falhatécnica na rede que transmite energia entre o Norte e o Sudeste do país.

Oposição

A oposição ao governo na Câmara e no Senado criticou a presidente Dilma Rousseff, lembrando que ela já foi ministra de Minas e Energia, e afirmou que, assim que o Congresso retomar os trabalhos, em fevereiro, vai pedir a convocação do atual titular da pasta, Eduardo Braga, para explicar às duas Casas o apagão que atingiu na tarde de ontem dez Estados e o Distrito Federal.

Reportar Erro