Mais Lidas

Abuso de poder

Ônibus estatal transporta manifestantes do PT e da CUT em Brasília; BR nega

Unidade Móvel de Treinamento da Petrobras levaria manifestantes

acessibilidade:

Moradores da quadra 712 Norte, em Brasília, denunciam o movimento de ônibus de órgãos púbicos, como da estatal Petrobras, transportando "manifestantes" favoráveis ao governo, em pousadas localizadas naquela região, segundo denúncia dos próprios moradores.

Na maior parte dos casos, são sindicalistas que chegaram a Brasília para participar da concentração de domingo, na Esplanada dos Ministérios. Os moradores fotografaram no começo da madrugada os ônibus estacionados nas proximidades de pousada usada frequentemente por militantes da CUT e do PT quando chegam a Brasília para participar de atos como o de domingo.

Um dos veículos é identificado como "Unidade Móvel de Treinamento" da Petrobras. Há também fotos de outros dois ônibus estacionados nas proximidades da pousa, após deixarem ali os militantes.

Resposta da BR Distribuidora

A BR Distribuidora, através da assessoria de imprensa, informou que a denúncia é "inverídica" e explicou que a "UMT faz parte do programa itinerante Capacidade Máximaque leva cursos e treinamentos a postos de serviço da Petrobras Distribuidora em todo o país". Leia abaixo a íntegra da nota da Petrobras Distribuidora e outras explicações:

"A Petrobras Distribuidora esclarece ser totalmente inverídica a informação ligando a presença de uma Unidade Móvel de Treinamento (UMT) a serviço da companhia, em Brasília (DF), neste dia 14/04/16, com suposto apoio a atos políticos de qualquer natureza.

Interior da UMT. Foto: BRA UMT é um microônibus adaptado como sala de aula, com capacidade para até 16 participantes. Faz parte do programa de treinamento contínuo "Capacidade Máxima", que desde 2006 promove a capacitação das equipes de postos de serviço da Petrobras Distribuidora em todo o país, de forma itinerante. Revendedores, gerentes  de  pista, frentistas e outros profissionais têm aulas com técnicos e instrutores sobre atendimento ao consumidor, controle de qualidade, responsabilidade social e outros temas.

Atualmente, 17 UMTs estão rodando pelo Brasil, e este ano deverão passar por cerca de 900 municípios, com a meta de atingir 4.000 postos revendedores e disponibilizando 40.000 vagas  de treinamento. Desde seu lançamento, o “Capacidade Máxima” treinou mais de 400.000 profissionais.

Durante os deslocamentos entre os postos da Rede Petrobras, as unidades eventualmente estacionam para pernoite em hotéis e pousadas, situação na qual se encontrava a UMT em questão."

A BR Distribuidora esclareceu ainda o o roteiro da UMT estacionada na 712 Norte, flagrada por moradores na foto acima.

– Em 13/4 ficou estacionada para treinamento da equipe do posto localizado no SHC NORTE SQ 311 BL A, nº 40, Asa Norte.  Também recebeu para treinamento equipes de outros três postos (todos de BSB):

– Em 14/4, ficou estacionada para treinamento da equipe do posto localizado no Campus Unv. Darcy Ribeiro, S/N, ASA NORTE. Também recebeu para treinamento equipes de outros dois postos (todos de BSB):

– O motorista e o instrutor dos treinamentos ficaram hospedados na Pousada Damasco (SCRLN, 712, Bloco E, Loja 42 – Asa Norte), local em que a UMT ficou estacionada das 17h30, do dia 13/4, até às 7h10, do dia 14/4.

– Cabe ressaltar que a UMT não é estruturada para o transporte de passageiros, uma vez que internamente é uma sala de aula.

Segundo a assessoria da BR Distribuidora, os treinamentos da UMT são feitos nos estacionamentos dos postos de combustíveis, por isso há a necessidade de a sala de aula ser itinerante, instalada no microonibus para facilitar o deslocamento. 

Outros ônibus permaneceram estacionados durante a madrugada, perto da pousada usadas pelos petistas.

 

Vídeos Relacionados