Lava Jato

Odebrecht pode passar para prisão domiciliar com tornozeleira

Poderoso Odebrecht pode sair da cadeia sob monitoramento

acessibilidade:

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ribeiro Dantas divulgou os votos sobre pedidos de liberdade e a substituição da prisão por medidas cautelares para réus da Operação Lava Jato. Entretanto julgamentos dos pedidos foram adiados, devido aos pedidos de vistas dos ministros Jorge Mussi e Félix Fischer.

Dantas reconheceu a participação no esquema de corrupção na Petrobras do presidente da empreiteira Odebrecht,  Marcelo Odebrecht e do executivo ligado ao grupo Márcio Faria. Odebrecht é acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Farias por crime contra o sistema financeiro e por lavagem de dinheiro.Entretanto, mesmo com a presença de elementos contundentes da participação criminosa dos executivos no esquema, o jurista decidiu substituir a prisão por medidas cautelares.

Agora os réus poderão passar para a prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônicas, ficando proibidos de participar da direção das empresas e terão que entregar os passaportes para a Justiça. O ministro alegou que a aplicação dessas medidas não traz risco para as investigações, pois as provas contra os investigados já foram colhidas.

Marcelo Odebrecht e Márcio Faria foram presos no dia 19 de junho, durante a deflagração da Operação Erga Omnes. Durante essa etapa da Lava Jato também foram presos o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques.

Reportar Erro