Ex-TERRENO DA OI

Ocupantes deixam Catedral Metropolitana do Rio

Ocupantes vão para quadra de futebol construída para JMJ

acessibilidade:

Foto Tânia RêgoAgência BrasilPor iniciativa da Arquidiocese do Rio  de Janeiro, os ocupantes do terreno da Oi, no Engenho Novo, que estavam acampados há cerca de 15 dias na Catedral Metropolitana, no centro da cidade, saíram ontem (3) do local. Eles vão  ocupar uma quadra de futebol de salão construída para a Jornada Mundial da Juventude,  em julho do ano passado, pela Igreja Nossa Senhora do Loreto.

A quadra está localizada  na entrada da Vila Residencial do Galeão, na Ilha do Governador, informou o coordenador da Pastoral das Favelas, padre Luiz Antonio Pereira.

Procurada pela Agência Brasil, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social esclareceu que a prefeitura não participou da ação, tendo apenas disponibilizado veículos para o transporte do grupo, atendendo a um pedido da arquidiocese.

Padre Luiz Antonio Pereira  disse que foram propostos mais dois lugares para o acolhimento das famílias – Coelho Neto e Pilares -, mas a comissão formada pelos ocupantes escolheu a primeira opção, depois de visitar ontem (2) os locais oferecidos.

Ele não soube dizer, entretanto, até quando as famílias permanecerão no local. ?Neste primeiro momento, estamos acolhendo e chamando a prefeitura e o estado para a negociação. Porque, se eles estavam na rua e a prefeitura tinha dificuldade de  negociar, agora eles estão abrigados. Quem sabe, agora, a prefeitura  vai ceder e ajudar nessa negociação, fazendo com que eles alcancem o objetivo??, indagou.

O terreno da Oi foi ocupado no fim de março passado. A reintegração de posse ocorreu no dia 11 de abril, em meio a tumulto. Os invasores seguiram então para  a área em frente à prefeitura, onde permaneceram acampados durante uma semana, antes de ir para a Catedral. (Agência Brasil)

Reportar Erro