Dois em um

Obras financiadas pelo BNDES no exterior são alvo de operação da PF

Polícia apura obras no exterior, que envolvem Lula, e fraude

acessibilidade:

A 8ª fase da Operação Acrônimo, a Policia Federal, deflagrada nesta quinta-feira (15), cumpre mandados de busca e apreensão que envolve duas , incluindo a que apura a participação de uma empresa na negociação de vantagens indevidas a agente público para conseguir financiamento de projetos no exterior pelo BNDES em Angola, Cuba, Panamá, Gana e México e República Dominicana. Nesse caso, o ex-presidente Lula é investigado pela prática do crime de tráfico internacional de influência. A empreiteira Odebrecht foi a grande beneficiada.

Outro fato apurado nessa fase se refere à suspeita de cooptação e pagamento de vantagens indevidas para fraudar licitações no Ministério da Saúde, beneficiando uma gráfica pertencente a investigados.

São cumpridos ao todo 20 mandados determinados pela 10ª Vara Federal do Distrito Federal em Brasília (4 conduções coercitivas e 3 buscas), São Paulo (1 condução coercitiva), Rio de Janeiro (5 conduções coercitivas e 4 buscas) e Minas Gerais (1 condução coercitiva e 2 buscas).

A PF informou que ação desta quinta não envolve investigados com foro privilegiado. Suspeitos com essa prerrogativa serão julgados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Reportar Erro