Decisão do TCU

Obras em arenas dos Jogos Olímpicos devem ser pagas pelo Comitê Rio-2016

Para TCU, responsabilidade de arcar com reparos é do comitê

acessibilidade:

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que cabe ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio-2016 a responsabilidade de arcar com os custos das obras para corrigir os danos nas arenas utilizadas durante o evento no Brasil.

O valor da conta ainda está sendo calculado e deve ser apresentado pelo TCU mês que vem. A cifra vai ser definida a partir das informações passadas pelo Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX), a Autoridade de Governança do Legado Olímpico (Aglo) e a prefeitura do Rio de Janeiro.

O Comitê Rio-2016 enfrenta uma grave crise financeira, com dívidas que chegaram a R$ 132 milhões no ano passado. Sem nenhuma fonte de renda e com apenas seis funcionários, o comitê viu a situação piorar após a prisão do então presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do próprio Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa no caso que envolve a suposta compra de votos para o Rio sediar os Jogos. Com a prisão de Nuzman, o Comitê Olímpico Internacional (COI) avisou que não ajudaria mais o comitê.

O Comitê – que é um órgão privado e não tem nenhuma ligação com o COB e o Ministério do Esporte – já informou ao Tribunal que não tem como arcar com os custos das obras. O governo do Rio e a prefeitura, que assinaram um acordo de responsabilidade sobre eventuais prejuízos com o evento, se recusam a ajudar.

Reportar Erro