Bisbilhotice

Americano promete 'investigar' sua própria espionagem

Barack Obama, todo-ouvidos, promete 'investigar' espionagem a Dilma

acessibilidade:

Durante encontro privado com a presidenta Dilma Rousseff em São Petesburgo, o presidente norte-americano Barack Obama aparentemente fingiu estar surpreso com informações sobre a espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA) à chefe do governo brasileiro. Ela própria afirmou a jornalistas, há pouco, que Obama “assumiu a responsabilidade direta e pessoal” para “investigar a denúncia”, como se ele nada tiveso co  isso.

Dilma informou também que Obama ficou de oferecer esclarecimetos definitivos até a próxima quarta-feira (11). A presidenta do Brasil condicionou sua visita de Estado, prevista para 23 de outubro às “condições políticas” oferecidas pelo governo americano. Ela deixou claro que não fará a visita caso a resposta de Obama não seja considerada suficiente.

Nesta quinta-feira (5), a Presidência da República cancelou a viagem a Washington do “escalão precursor” de fucionários e assessores para preparar a visita de Dilma. Esse gesto foi um primeiro passo para o cancelamento da visita presidencial.

Defesa da privacidade – Dilma disse ainda que vai propor, na ONU, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 24 de setembro, em Nova Iorque, ?uma nova governança contra invasão de privacidade”. Durante coletiva à imprensa antes de embarcar, Dilma também informou que “o Brasil não reconhece uma ação militar na Síria sem a aprovação da ONU”.

Segundo a presidenta, sua primeira visita com honras de chefe de Estado aos Estados Unidos depende do desdobramento do caso e das explicações dadas pelo governo norte-americano. “A minha viagem a Washington depende das condições políticas a serem criadas pelo presidente Obama”, disse.

No último dia 2, Dilma sinalizou com a possibilidade de adiar ou até mesmo cancelar a visita, marcada para 23 de outubro. Ontem, o Planalto confirmou o cancelamento do envio, a Washington, da equipe formada por funcionários da Presidência da República, responsável por preparar visita.

O avião da presidenta decolou de São Petersburgo por volta das 16h (9h em Brasília). Dilma voltou antes do fim da cúpula para participar do Dia da Independência, comemorado em 7 de setembro. A previsão é que ela chegue ao Brasil no fim da noite de hoje.

Reportar Erro