Em 2016

Obama promete retirada total do Afeganistão

Enquanto isso, Obama deixará 9.800 oficiais nas bases americanas

acessibilidade:

A retirada completa das tropas norte-americanas dos Estados Unidas será realizada em 2016, disse o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em discurso realizado na tarde de hoje, dia 27. Os primeiros contingentes foram enviados ao país há mais de 10 anos, após os atentados de 11 de setembro de 2011. “Não foi a América que quis esta guerra, mas fomos atacados pelo al Qaeda. Agora vamos terminá-la de forma responsável”, apontou.

Ainda de acordo com Obama, após esta data, apenas as forças de segurança das missões diplomáticas permanecerão no país – assim como acontece atualmente no Iraque. O presidente explicou que 9.800 oficiais permanecerão no país este ano, uma cifra que cairá pela metade em 2015. Atualmente, cerca de 32 mil soldados norte-americanos se encontram no Afeganistão.

A oposição republicana já criticou o anúncio, dizendo que este é “um erro colossal e um triunfo da política sobre a estratégia e o bom senso”, como sinalizaram os senadores John McCain e Lindsey Graham. Obama fez uma visita surpresa à base de Bagram, no Afeganistão, neste domingo, quando discursou para os oficiais presentes no local. Ansa

Reportar Erro