Espionagem americana

Obama promete explicar a Dilma por que a espionou

acessibilidade:

O presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, quer ?explicar? pessoalmente a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, as razões que o levaram a bisbilhotar ligações telefônicas dela dos dos assessores dela. O vice-assessor de Segurança para Comunicações Estratégicas da Presidência dos Estados Unidos, Ben Rhodes, informou nesta quinta-feira (5) a intenção do presidente americano de justificar ?a natureza dos esforços de inteligência? do governo dele.

No último domingo, vieram à tona denúncias de que conversas da presidente teriam sido espionadas pela Agência Nacional de Segurança (NSA) daquele país. As informações foram vazadas por Edward Snowden, ex-funcionário de uma empresa terceirizada que prestava serviços para a NSA. ?A relação com o Brasil é muito importante [para os EUA], não apenas nas Américas, mas no mundo?, ressaltou o assessor da Casa Branca.

Em reação à espionagem, a presidente também cancelou o envio da equipe de funcionários da Presidência da República a Washington, nos Estados Unidos. É o primeiro sinal que a presidente dá para o cancelamento da visita de Estado ao país e, sem a viagem da equipe responsável por preparar a primeira visita com honras de Estado, é pouco provável que Dilma vá aos Estados Unidos.

Reportar Erro