Mais Lidas

Terrorismo

O antiterrorismo será o tema central da cúpula da UE

A próxima reunião da cúpula será em 12 de fevereiro e terá como tema central o esforço de combate ao terrorismo Foto: Arquivo EBC

acessibilidade:

A próxima reunião de cúpula da União Europeia (UE), marcada para 12 de fevereiro, terá como tema central o esforço de combate ao terrorismo, após o ataque ao jornal francês, disse hoje (9) Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu.

“Pretendo aproveitar a reunião de 12 de fevereiro para discutir de forma ampla a resposta que a UE pode trazer para esses desafios”, depois dos “ataques bárbaros em Paris”, disse Tusk em Riga.

Na manhã de quarta-feira (7), três homens vestidos de preto, encapuzados e armados atacaram a sede do jornal Charlie Hebdo, no centro de Paris, deixando 12 mortos – jornalistas, cartunistas e policiais – e 11 feridos, quatro em estado grave.

Um dos supostos autores, Hamyd Mourad, de 18 anos, já se entregou às autoridades e os outros dois suspeitos, os irmãos Said Kouachi e Cherif Kouachi, de 32 e 34 anos, estão sendo procurados.

Entre as vítimas do ataque estão os cartunistas Stéphane “Charb” Charbonnier, 47 anos, diretor da publicação, Jean “Cabu” Cabut, 76 anos, Georges Wolinksi, 80 anos, e Verlhac “Tignous” Bernard, 58 anos.

Criado em 1992 pelo escritor e jornalista François Cavanna, o semanário Charlie Hebdo tornou-se conhecido em 2006 quando decidiu voltar a publicar cartuns do profeta Maomé, inicialmente divulgados no diário dinamarquês Jyllands-Posten e que provocaram forte polêmica em vários países muçulmanos.(Da Agência Lusa)