Dívidas

Número de inadimplentes cresce 0,84% no primeiro semestre deste ano

Apesar do aumento, o ritmo caiu. De 2015 para 2016, a alta foi de 3,21%

acessibilidade:

O número de inadimplentes aumentou 0,84% no primeiro semestre de 2017. Em comparação ao mesmo período do ano passado a quantidade de devedores passou de 59,1 milhões de pessoas para 59,8 milhões.

Apesar da alta, o número cresceu em ritmo menor do que a comparação entre o primeiro semestre de 2016 com o mesmo período de 2015, quando o crescimento foi de 3,21%. O número elevado comprova que apesar do aumento de devedores, o ritmo de crescimento da inadimplência diminuiu sensivelmente.

Os números são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). As entidades afirmam que, entre o final de 2015 e início de 2016, a inadimplência crescia com taxas de quase 5% e agora são consideradas estáveis. No entanto, ainda refletem “o cenário de desemprego elevado”.

O presidente da CNDL, Honório Pinheiro, comentou que em uma recuperação lenta e gradual da economia e consumo, o número de inadimplentes não deve avançar muito. “O número deve oscilar em torno dos 60 milhões negativos ao longo dos próximos meses”, concluiu. (Com informações da ABr)

Reportar Erro