Xô, Patriota

Novo chanceler é chefe exigente e negociador de questões ambientais

Novo chanceler é do tipo 'durão' e tem vínculos com a causa ambiental

acessibilidade:

O novo ministro das Relações Exteriores, o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, de 57 anos, está a caminho de Brasília, onde deverá chegar na manhã desta terça-feira, para um encontro com a presidenta Dilma Rousseff. Em seguida, deverá ser marcada a data para a cerimônia de posse e transmissão de cargo. Ele estava em Nova York, nos Estados Unidos. Figueiredo é do tipo “durão”, chefe exigente, e ganhou respeito internacional como negociador de acordos envolvendo mudanças climáticas.

A cerimônia de posse será no Palácio do Planalto e a transmissão de cargo no Ministério das Relações Exteriores, Palácio Itamaraty. Tradicionalmente, a transmissão ocorre horas depois da solenidade de posse.

Diplomata de carreira, Figueiredo Machado foi o negociador-chefe da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho de 2012, no Rio de Janeiro. Na ocasião, ele se destacou pela habilidade e conquistou a confiança da presidenta pela disposição em negociar pacientemente com os que resistiam a acordos na Rio+20. Dilma e Machado se conheceram na Conferência das Partes (COP), na Dinamarca, quando ela era ministra-chefe da Casa Civil do governo Lula.

Depois da Rio+20, Figueiredo Machado foi nomeado o representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). A nomeação para a ONU é considerada, entre os diplomatas, valorização do profissional, pois a entidade é o principal órgão internacional de negociações multilaterais. O cargo agora será ocupado por Patriota que seguirá nos próximos dias para Nova York.

A sede das Nações Unidas em Nova York engloba a presidência da ONU, a Secretaria-Geral do órgão e o Conselho de Segurança. Porém, há, ainda espaços de discussão e definições em Viena (Áustria), Genebra (Suíça), Nairóbi (Quênia) e Haia (Países Baixos).

Reportar Erro