Catástrofe

Novo forte terremoto atinge o Equador após tremor que deixou mais de 500 mortos

O abalo ocorreu em alto mar, 25 quilômetros a oeste da cidade praiana de Muisne

acessibilidade:

Um novo terremoto atingiu o Equador antes do amanhecer desta quarta-feira. Com magnitude 6,1, esse foi o tremor mais forte desde o do fim da semana passada, de magnitude 7,8, que deixou mais de 500 mortos. Segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA (USGS, na sigla em inglês), o abalo ocorreu em alto mar, 25 quilômetros a oeste da cidade praiana de Muisne, já devastada pelo terremoto anterior, às 3h33 no horário local.

Muitas pessoas na cidade de Portoviejo abandonaram suas casas, mesmo as que não mostravam danos aparentes, e se dirigiram no meio da noite a um antigo aeroporto que se tornou abrigo temporário.

Enquanto isso, funerais se multiplicam ao longo do normalmente plácido litoral equatoriano. Na pequena cidade de Montecristi, próxima do porto de Manta, duas crianças estavam entre as pessoas que foram enterradas na terça-feira.

O Escritório de Promotoria Nacional calcula o total de mortos em 525, mas autoridades ainda preveem que mais corpos serão encontrados, já que há mais de 200 desaparecidos. Pelo menos 11 vítimas fatais são estrangeiras.

Ainda assim, a esperança persiste. Em várias cidades, equipes de resgate com cães farejadores continuam em busca de sobreviventes soterrados. Pelo menos seis foram encontrados em Manta na terça-feira. (AE)

Reportar Erro