Usina Belo Monte

'Norte Energia' enche avião de índios para cobrar terras do governo federal

acessibilidade:

Afim de se livrar dos impasses causados pelos índios às margens da Usina Belo Monte, a construtora da usina, a Norte Energia, resolveu encher o avião da empresa com 30 índios para cobrar condicionantes do governo federal. Os índios estão reunidos a portas fechadas com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e os presidentes da Funai, Maria Augusta Boulitreau Assirati, e da Norte Energia, Duílio Diniz.

Os índios das etnias Juruna e Parakanã embarcaram na manhã desta terça-feira (17/9) de Altamira (PA) para Brasília. Desde as 15h, eles estão em reunião sem que ninguém interrompa. Nem mesmo os fotógrafos e cinegrafistas puderam fazer imagens do encontro. Essa reunião só foi agendada após índios bloquearem ontem (16) o acesso dos trabalhadores na entrada do sítio Pimental, onde está sendo construída a Casa de Força Complementar da usina de Belo Monte.

Os Juruna e Parakanã reivindicam o cumprimento das condicionantes que foram estabelecidas pela Funai, como pré-requisitos para a instalação da Usina de Belo Monte. Apesar de as obras da usina terem começado há mais de dois anos essas condicionantes ainda não foram atendidas pelo governo federal e pela Norte Energia, empresa responsável pela construção do empreendimento.

Reportar Erro