Catilinárias

Nome da operação faz alusão a senador corrupto em Roma

“Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência?", diz texto

acessibilidade:

A Operação Catilinárias, nova fase da Lava Jato deflagrada nesta terça-feira, 15, contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é em referência a quatro discursos do cônsul romano Marco Túlio Cícero, em 63 a. C., contra o senador Lúcio Sérgio Catilina, que planejava dissolver o Senado e tomar o poder em Roma.

A frase que abre o discurso de Cícero e uma das mais conhecidas é "Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo a tua loucura há de zombar de nós? A que extremos se há de precipitar a tua desenfreada audácia?”

Nos discursos, Catilina é descrito como um homem desmascarado, mas que resiste em sua campanha anarquista e supostamente contrária ao interesse público. “Nem a guarda do Palatino, nem a ronda noturna da cidade, nem o temor do povo, nem a afluência de todos os homens de bem, nem este local tão bem protegido para a reunião do Senado, nem a expressão do voto destas pessoas, nada disto conseguiu perturbar-te? Não te dás conta que os teus planos foram descobertos?”, questiona outro trecho.

De fato, o texto cai como luva no momento atual da política brasileira. Investigado na Lava Jato, Cunha é o principal articulador do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Na Câmara, o peemedebista manobra sucessivamente para evitar o andamento de seu processo de cassação, em curso no Conselho de Ética – ele é acusado de mentir aos pares sobre suas contas na Suíça. É criticado por usar o cargo para evitar a perda do mandato e de trair a confiança dos pares.

A operação Catilinárias cumpre ao todo 53 mandados de busca e apreensão, inclusive na casa de dois ministros, um senador e mais um deputado.

Reportar Erro