Invasão

No Rio de Janeiro, professores continuam na Câmara

Apesar do aparato da Polícia Militar para retirá-los, professores ficam

acessibilidade:

Rio – Professores da rede municipal do Rio que ocupam a sede da Câmara dos Vereadores da cidade desde a quinta-feira (26) foram surpreendidos no fim da noite de sexta-feira (27) por grande aparato da Polícia Militar, que foi ao Palácio Pedro Ernesto, sede do Legislativo municipal, para tentar retirá-los de lá.

Os ocupantes, mais de 200 segundo representantes do Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), não concordaram em deixar o prédio porque a liminar apresentada é de 20 de agosto e se referia a uma ocupação anterior, já encerrada – a des manifestantes que protestavam contra a composição CPI dos ônibus na Câmara.

Os policiais deixaram a sede do Legislativo municipal, na Cinelândia, região central do Rio, por volta da 1 hora deste sábado (28). A presença dos PMs foi interpretada pelos professores como tentativa de intimidação, mas o grupo reitera que está sendo bem tratado no prédio, por funcionários da Câmara e pelos policiais que fazem a segurança do plenário.

Segundo Ivanete Conceição da Silva, coordenadora-geral do Sepe, o propósito dos manifestantes é manter a ocupação até a próxima terça-feira, quando está prevista a votação de um novo plano de carreira para a categoria. De acordo com os professores, a proposta foi encaminhada pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB) diretamente para os vereadores e, segundo os ativistas, contraria compromissos firmados entre a prefeitura e o sindicato.

Os sindicalistas não querem deixar o Palácio Pedro Ernesto porque temem que a Câmara – em sua maioria composta por integrantes da base governista – decida votar o projeto em sessão fechada, sem a presença dos professores. “Este projeto do plano de carreira não tem como ser aproveitado. Somos pela retirada completa da proposta”, afirma Ivanete. A Câmara diz que não vai fazer uso da força para garantir a desocupação do prédio.

AE

Reportar Erro