DEFENDEU LULA

No PSB, Aldo Rebelo defende política contra 'corporações iluminadas'

Alagoano chega ao PSB como 'coringa', após 40 anos no PCdoB

acessibilidade:

Após 40 anos, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, deixou o PCdoB e ingressou oficialmente no PSB, nesta terça-feira (26), em ato político que antecedeu a reunião do Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), no Hotel Nacional, em Brasília-DF. Na nova sigla, o ex-deputado federal por São Paulo é acolhido como “coringa”, para negociar composições como candidato a senador, ou a vice nas disputas pelo governo de São Paulo ou pela Presidência da República.

Em seu discurso, o alagoano defendeu a política como único caminho para os destinos da população, ao criticar “corporações iluminadas”, em alusão ao Ministério Público e o Judiciário que caçam seus aliados e ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, em cujos governos foi ministro nas pastas da Coordenação Política; Esportes; Ciência e Tecnologia, e de Defesa.

“Vemos hoje uma tentativa de corporações que se julgam deuses de tentar subtrair da política os destinos da população. Temos que reafirmar a política como único caminho e alternativa. Nenhuma corporação iluminada pode substituir a política”, disse o alagoano em seu discurso, que também comparou a atual conjuntura com os tempos da ditadura.

Após a cerimônia, Rebelo disse à imprensa que Lula tem procurado se defender das acusações que, segundo sua opinião, são movidas não apenas por fatos, mas por interesses políticos. “Ninguém deve ser afastado de uma disputa eleitoral a não ser quando há provas e julgamento definitivo com provas dos crimes que essa pessoa cometeu. Até hoje, essas provas não foram apresentadas”, disse o alagoano de Viçosa.

REFERÊNCIA

Rebelo deve ajudar PSB em 2018 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)Além do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, lideranças da sigla aclamaram a chegada do militante político histórico da esquerda do Brasil. E elogiaram Rebelo, como referência política e de dignidade e patriotismo para o país.

Em vídeo publicado no perfil oficial do PSB, no Facebook, Carlos Siqueira trata Rebelo como um quadro de primeira grandeza. “Para nós, é muito significativo que ele esteja vindo para o partido hoje. E poderá nos ajudar muito no plano nacional e em São Paulo também. Para o partido é um ganho extraordinário a vinda do Aldo Rebelo, por tudo que ele significa, de experiência, de equilíbrio e de compromisso político com as causas populares”, disse o presidente do PSB.

“Aldo Rebelo tem uma longa trajetória política, e por isso estamos recebendo ele de braços abertos”, completou o senador João Capiberibe (PSB-AP).

Natural de Viçosa (AL), inicia sua militância no movimento estudantil em 1975, ao ingressar no curso de Direito da Universidade Federal de Alagoas. Em 1980, preside a União Nacional dos Estudantes (UNE), no período de reorganização da entidade.

Rebelo foi eleito seis vezes deputado federal por São Paulo, destacando-se na área de relações exteriores e defesa nacional. E, em 2005, presidiu a Câmara dos Deputados.

Reportar Erro