#vemprarua

no feriado, 400 mil prometem protestar em todo o Brasil

Desfiles cívicos em todo o país serão marcados por manifestações

acessibilidade:

O feriado em comemoração ao Dia da Independência deve reunir milhares de pessoas em protestos por todo o país. Eles se organizaram principalmente por meio das redes sociais, a exemplo das manifestações que ocuparam as principais cidades brasileiras em junho e julho. Nas páginas na internet em que são articulados os movimentos, a menção é que hoje (7) vai ocorrer “a maior manifestação da história do Brasil”, com a confirmação de presença de quase 400 mil pessoas em todo o país.

Pelo Facebook, há comunidades e eventos de vários grupos – Anonymous Brasil, Isto é Brasil, Brasil Contra Corrupção, Quero o Fim da Corrupção, AnonymousBR, Plano Anonymous Brasil, Povo Brasileiro, AnonOpsBrazil, Positive Vibrations, entre outros. Foram criadas hashtags para o dia, como a #OperaçaoSeteDeSetembro e #Op7, que podem ser usadas no Twitter e no Instagram para facilitar as buscas. A maioria das manifestações começa agora de manhã.

A pauta de reivindicações se assemelha à de meses atrás. São demandas mais gerais, como o fim da corrupção, a insatisfação em relação ao governo do Partido dos Trabalhadores (PT), a reforma política e a melhoria dos serviços públicos. Há questões mais recentes, como a prisão dos condenados pela Ação penal 470, o processo do mensalão, a saída do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o voto aberto nas deliberações do Congresso.

O temor, no feriado deste ano, é em relação a atos de violência e de vandalismo que podem ocorrer em meio às comemorações cívicas ou às manifestações. Órgãos de inteligência do governo monitoraram a internet ao longo do mês para rastrear movimentações de pessoas com o objetivo de incitar esse tipo de protesto – como a depredação de locais públicos e ataques a policiais -, como ocorreu em manifestações anteriores O objetivo é agir de forma a evitar maiores tumultos.

Medidas de segurança vêm sendo tomadas e a população foi alertada para cooperar com o policiamento nas ruas e nos locais de eventos. As pessoas estão sendo orientadas a não levar bolsas e mochilas, que deverão ser revistadas, e a não usar máscaras no rosto ou qualquer outra coisa que impeça a identificação. O manifestante que se recusar a mostrar o rosto e se identificar deverá ser levado a uma delegacia para que isso seja feito. Se necessário, a pessoa poderá ficar detida até que a identificação seja feita.

Reportar Erro