Operação Sucuri

Newton Ishii, o japonês da Federal, é preso em Curitiba

Ele ficou conhecido por conduzir presos da Operação Lava Jato

acessibilidade:

A Polícia Federal prendeu nessa terça-feira, 7, em Curitiba, o agente federal Newton Ishii, conhecido como Japonês da Federal. O mandado foi expedido pela Vara de Execução Penal Justiça Federal de Foz do Iguaçu. Ele está encarcerado na Superintendência Regional da PF do Paraná.

De acordo com a defesa agente, Ishii foi condenado a quatro anos e dois meses, em 2003, em virtude da Operação Sucuri, que descobriu envolvimento de agentes na entrada de contrabando no país.

As investigações da PF mostraram, naquele ano, que os agentes facilitavam a entrada de contrabando no país, pela fronteira com o Paraguai, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O caso tramita sob segredo de Justiça.

Newton Ishii foi citado também na gravação que levou à prisão o ex-senador Delcídio Amaral, em Brasília. No áudio, o senador fazia tratativas para um plano de fuga para o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, que estava preso na carceragem da PF em Curitiba.

O agente é citado durante a conversa quando o grupo discute quem estaria vazando informações para revistas. Delcídio chega a chamar um policial que seria ele de "japonês bonzinho".

Reportar Erro