Davos

Nelson Barbosa participa do Fórum Econômico na Suíça

Barbosa é o terceiro ministro brasileiro em três anos em Davos

acessibilidade:

O ministro da Fazenda Nelson Barbosa embarca para a Suíça na próxima segunda-feira (18) para participar do Fórum Econômico Mundial, em Davos.Será o único representante do primeiro escalão do governo no encontro.

Participam do evento líderes governamentais e empresariais de todo o mundo, além de jornalistas, acadêmicos e representantes da sociedade civil. Na pauta os desafios para o desenvolvimento mundial e a melhora no ambiente de negócios.

Barbosa é o terceiro ministro da Fazenda que será apresentado a comunidade econômica em três anos, sendo que em 2014 o comando da pasta era de Guido Mantega e em 2015 de Joaquim Levy.

O primeiro compromisso será na terça-feira (19) em Zurique com o Marco Bezerra Abott Galvão o representante permanente do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC).

Também fazem parte da agenda do ministro reuniões bilaterais com Cristine Lagarde a diretora-gerente do FMI, Jacob Lew que é secretário do Tesouro dos Estados Unidos e Luis Alberto Moreno, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Em Davos o primeiro compromisso é um almoço organizado pelo Banco Itaú com 50 a 60 CEOs de grandes empresas, Frederico Sturzenegger, presidente do Banco Central da Argentina, também participa do evento.

Ainda na quarta-feira (20) Barbosa se reúne com o presidente do Banco Lloyds, John Nelson, vice-presidente do Citibank Jay Collins e com o ministro de Finanças da Argentina Alfonso Prat-Gray.

Na quinta (21) o ministro se encontra com empresários entre eles, David Cheesewright,  presidente do Walmart Internacional, Aditya Mittal, diretor financeiro da ArcelorMittal e Richard Francis o chefe de divisão da Novartis.

O ministro terá um momento de maior interação com um executivos que poderão fazer perguntas em relação a diversos temas, durante o painel Business Interaction Group on Brazil. Na sequencia ocorre o How to rebbot the global economy, um painel aberto onde participam o economista Joseph Stinglitz e representantes   dos governos do Canadá, Irlanda e Turquia.

A semana acaba com a participação de Barbosa no painel com investidores em infraestrutura e de um painel sobre a América Latina. Ainda na sexta, o ministro se reúne com Rodrigo Valdés o ministro da Fazenda do Chile, após o encontro haverá uma coletiva de imprensa.

Reportar Erro