Buscas continuam

Naufrágio deixa 40 emigrantes mortos no litoral da Líbia

O barco transportava 130 pessoas vindas de países africanos

acessibilidade:

Corpos de 40 emigrantes foram encontrados pelo exército da Líbia no litoral da cidade de Al Garbuli, 50 quilômetros ao leste de Trípoli, e 14 ainda estão desaparecidos, disse o porta-voz do Ministério do Interior, Rami Kal, à Agência Efe.

Segundo o testemunho de sobreviventes, o barco transportava 130 pessoas vindas de lugares como Mali, Senegal, Gâmbia, Camarões, Burkina Faso e de outros países africanos. Uma fonte da marinha líbia afirmou que o acidente aconteceu por causa da agitação do mar e das precárias condições do navio.

No sábado passado, o ministro do Interior, Saleh Mazek, insistiu na necessidade de a União Europeia apoiar a Líbia com o fenômeno da migração, já que o país é carente de meios para combatê-la. A nação, localizada no norte da África, é o caminho de acesso para a Europa usado por centenas de milhares de imigrantes africanos.

Uma vez na Líbia, eles são colocados em embarcações improvisadas ??para tentar a perigosa travessia do Mediterrâneo para Malta e Lampedusa. No processo, centenas morrem a cada ano. Neste domingo também foi divulgado que pelo menos outros 13 emigrantes subsaarianos morreram por falta de água e com as altas temperaturas no sul da Argélia, quando tentavam chegar à cidade de Tamanraset, no deserto argelino. Segundo o jornal argelino Al Nahr, que cita uma fonte de segurança, forças do exército buscam outras 30 pessoas que, acredita-se, viajavam junto com os mortos.

Reportar Erro