Pedaladas fiscais

Nardes: não há decisão sobre pagamento de uma vez

Montante foi identificado pelo órgão nas contas do ano passado

acessibilidade:

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes, relator do processo que recomendou a reprovação das contas do governo federal de 2014, afirmou que não há decisão sobre o pagamento de uma vez, neste ano, dos R$ 40 bilhões referentes às chamadas "pedaladas fiscais". O montante foi identificado pelo órgão nas contas do ano passado do governo federal.

"Não existe decisão do TCU de cobrar os R$ 40 bilhões de forma imediata. Esse processo está em suspensão. Os relatores são os ministros Vital do Rêgo e José Múcio", afirmou Nardes a jornalistas, após dar palestra no Ibmec-RJ.

Nardes disse que estranhou o fato de o governo ter divulgado a informação de que o pagamento teria de ser feito de uma vez. O ministro afirmou que conversou recentemente com o colega Vital do Rêgo e foi informado de que o relatório ficaria pronto "nos próximos dias".

O ministro cobrou ainda celeridade do Congresso Nacional para votar seu relatório referente às contas do governo. "O Congresso não pode demorar muito tempo porque a sociedade precisa de uma decisão em relação à situação atual do governo, se permanece ou muda. A sociedade está na expectativa de uma decisão do Congresso. Quanto mais rápido essa decisão acontecer, será melhor para a sociedade e para voltar os investimentos", afirmou.

O ministro ressaltou que o TCU não participa da aprovação das contas no Congresso. "Eu não entro no processo de impeachment, cabe ao Congresso decidir", disse. "O Brasil todo está esperando uma decisão." (AE)

Reportar Erro