Apelo a comunidade

Mulçumanos pedem calma aos adeptos antes da nova charge de Maomé

Muitos mulçumanos julgam ofensiva a publicação de caricaturas e desenhos do profeta Maomé

acessibilidade:

O Conselho Francês do Culto Mulçumano e a União das Organizações Islâmicas da França divulgaram em conjunto nesta terça-feira (13) um apelo à comunidade mulçumana para que ?mantenham a calma e evitem reações emotivas que sejam incompatíveis com a sua dignidade?. Também foi pedido aos mulçumanos ?respeito pela liberdade de expressão?.

O pedido foi feito na véspera da publicação da nova edição do jornal satírico Charlie Hebdo, que terá na capa outra caricatura do profeta Maomé segurando um cartaz com a seguinte inscrição: Je suis Charlie (Eu sou Charlie) e que tem o título: Tout est pardonné (Tudo está perdoado).

Muitos mulçumanos julgam ofensiva a publicação de caricaturas e desenhos do profeta Maomé, pois os princípios islâmicos proíbem a representação humana do profeta.

A edição especial chega às bancas uma semana depois do atentado a redação do jornal que matou 12 pessoas. Ela foi produzida pelos sobreviventes do ataque, ao invés das 16 páginas habituais, esse exemplar virá com oito páginas. Será lançada em mais de vinte países, traduzida em dezesseis línguas, entre elas o árabe e o turco. A tiragem será de 3,5 milhões de exemplares.

Reportar Erro