Para a Papuda

MPF-RN aprova transferência de Henrique Alves para Brasília

Relatório questiona a ausência de fiscalização rigorosa com o ex-presidente da Câmara

acessibilidade:

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio Grande do Norte emitiu nesta segunda-feira (12) um parecer favorável à transferência do ex-ministro do Turismo Henrique Alves para Brasília, conforme solicitado pelo juiz da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, Vallisney de Oliveira.

O ex-ministro Henrique Alves, preso preventivamente durante a Operação Manus, é suspeito de corrupção e lavagem de dinheiro por participar de desvios nas obras de construção da Arena das Dunas para a Copa de 2014. Ele é suspeito de receber propinas das empreiteiras OAS e Odebrecht na campanha eleitoral daquele ano, quando concorreu ao governo do Estado.

O MPF questiona a ausência de um controle rigoroso sobre visitas e contatos, "fato que destoa da própria finalidade da custódia cautelar, que é o de cortar vínculos do preso com o meio político e empresarial criminoso em que vivia". Nessas circunstâncias, avalia que é "plenamente razoável" a transferência para Brasília, onde há um sistema penitenciário melhor preparado para recebê-lo.

"Quanto à alegação de que a transferência traria custos ao Estado, trata-se de argumento curioso, em especial quando parte de quem é investigado – e até mesmo já acusado – exatamente por desviar recursos e receber milhões de reais em propina”, comenta parecer do MPF.

Reportar Erro