Mais Lidas

Lava Jato

MPF reitera denúncia contra Lula e Delcídio por obstrução à Lava Jato

Denúncia também alcança Bumlai e o banqueiro André Esteves

acessibilidade:

O Ministério Público Federal em Brasília reiterou nesta quinta-feira, 21, à Justiça denúncia contra o ex-presidente Lula, o ex-senador Delcídio Amaral, o pecuarista José Carlos Bumlai, o banqueiro André Esteves e mais três pessoas por agirem para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.

A denúncia havia sido oferecida em dezembro pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot. O caso estava no Supremo Tribunal Federal (STF), mas com a cassação de Delcídio desceu para a primeira instância.

Lula, Delcídio, o ex-chefe de gabinete de Delcídio Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro, o banqueiro André Esteves, o empresário José Carlos Bumlai e seu filho, Maurício Bumlai, foram acusados de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, que negociava acordo de delação premiada com a Justiça.

O procurador Ivan Cláudio Marx confirmou a denúncia de Janot e ainda fez acréscimos à acusação inicial. Eles foram acusados pelos crimes de organização criminosa, exploração de prestígio e patrocínio infiel.

A denúncia está sob sigilo, mas o MPF pediu que a Justiça abra os detalhes da apuração.

Vídeos Relacionados