Condomínio de luxo

MPF denuncia Cid Gomes por crime ambiental na Serra da Meruoca, no Ceará

A empresa de Cid estava construindo um condomínio em Área de Preservação Ambiental

acessibilidade:

O ex-governador do Ceará, Cid Gomes e seu sócio Antônio Disraeli Azevedo Ponte foram denunciados pelo Ministério Púbico Federal no Ceará (MPF-CE), por crime ambiental praticado na Serra da Meruoca, no norte do Estado.

Cid e Ponte são sócios na empresa Condomínio Terra Nova e Comunicação, que de acordo com a denúncia cometeu o desmatamento e a construção irregular em Área de Preservação Ambiental (APA).

A empresa de Cid foi multada em R$ 6 milhões Foto: Reprodução Tv Verdes MaresNo local que é considerado, Zona de Vida Silvestre, estava sendo construído um condomínio de luxo com 10 lotes e vista privilegiada, no topo da Serra da Meruoca.

A empresa não possuía nenhuma autorização para fazer a construção do condomínio de luxo, de acordo com o MPF, só seria possível realizar alguma construção no local, se essa tivesse fins de utilidade púbica ou interesse social, e mesmo nesses casos é imprescindível a autorização do órgão ambiental competente, o que no caso não ocorreu.

Segundo o MPF, agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) constataram as irregularidades no local. Durante a fiscalização também foi identificada a supressão de 1,4 hectares de vegetação nativa, integrante do bioma da Mata Atlântica.

Em junho do ano passado, a obra do condomínio foi embargada e a empresa de Cid foi multada em R$ 6 milhões.

Reportar Erro