Operação Greenfield

MPF confirma investigação que envolve The Trump Organization

O grupo econômico é do candidato a Presidência dos EUA Donald Trump

acessibilidade:

O Ministério Público Federal (MPF) confirmou nesta sexta-feira (28) que está investigando, no âmbito da Operação Greenfield, suspostos investimentos criminosos que se relacionam, entre outros, com o grupo econômico The Trump Organization, do candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, o FI-FGTS e entidades de previdência.

Entre os fundamentos que justificam a abertura da investigação, por meio de despacho, o MPF ressalta: "Conforme foi mencionado anteriormente, o FIP LSH foi constituído como “FIP Proprietário” (não sendo, portanto, um tradicional “FIP portfólio”) a fim de deter as ações da companhia LSH BARRA EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A., cujo responsável e gestor é o empresário Paulo Figueiredo Filho. Segundo o relatório de auditoria independente da BDO RCS Auditores Independentes, de 27 de junho de 2016, a referida companhia foi criada a fim de viabilizar um 'empreendimento (hotel)' que tinha 'previsão de início de suas operações no decorrer do segundo semestre de 2016'. Trata-se, segundo informações públicas, do Trump Hotel Rio de Janeiro, cuja construção foi anunciada em janeiro de 2014, em conjunto com o grupo THE TRUMP ORGANIZATION, controlado pelo empreendedor Donald John Trump, com atuação no Brasil capitaneada pelo Vice-Presidente Executivo de Construções e Aquisições da holding, Donald Trump Jr. Também segundo informações públicas, a construção do Trump Hotel Rio de Janeiro demandaria o investimento (“CAPEX”) de R$ 200.000.000,00. Contudo, de acordo com o já citado relatório de auditoria independente da BDO RCS Auditores Independentes, o FIP LSH apresenta o valor contábil de R$ 332.835.000,00, o que vem a ser um valor 65% acima do que originalmente foi divulgado (em 2014) como valor do empreendimento".

A Procuradoria da República do Distrito Federal já informou à Justiça Federal que um fundo de investimento criado pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e administrado pela Caixa Econômica "favoreceu de forma suspeita o grupo econômico The Trump Organization".

A apuração ocorre no âmbito de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) e também de um Inquérito Civil (IC). O PIC tramita em sigilo. Já o IC é público, mas está atualmente sobrestado por 90 dias, prazo previsto inicialmente para que o PIC seja concluído.

 O MPF esclarece também que a existência de investigação não significa a antecipação de culpa dos possíveis envolvidos e nem indica posição final da instituição a respeito de eventual ilicitude dos fatos apurados.

Operação Greenfield

A operação Greenfield foi deflagrada no dia 5 de setembro de 2016, a fim de investigar possível organização criminosa que desfalcou os cofres de Fundos de Pensão no Brasil por meio de investimentos temerários e fraudulentos. Dos dez casos deflagrados na primeira fase da Operação Greenfield, oito casos tratam de investimentos por meio de FIPs – Fundos de Investimento em Participações.

Reportar Erro