Corrupção na Petrobras

MP Suíço encontra indícios da ação de estrangeiros no Petrolão

A suspeita é do envolvimento desses estrangeiros nos supostos pagamentos feitos pela empreiteira Odebrech

acessibilidade:

O Ministério Público da Suíça recolheu junto a instituições financeiras, como o UBS, documentos bancários, que indicam a atuação de estrangeiros como intermediários e operadores nos pagamentos e transferências de recursos, dentro do esquema de corrupção da Petrobras.

A suspeita é do envolvimento desses estrangeiros nos supostos pagamentos feitos pela empreiteira Odebrech. Por meio de nota, a empresa negou o pagamento de propina e afirmou, ?Todos (os contratos com a Petrobras foram) conquistados de acordo com a lei de licitações públicas. A empresa reitera que está, como sempre esteve, à disposição das autoridades para qualquer esclarecimento?.

Nesta semana, uma equipe da Força-tarefa da Operação Lava Jato começo um exame minucioso em extratos bancários de cinco contas em bancos suíços, que estão em nome do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Nesta terça-feira (20) em uma reunião que durou oito horas, entre os integrantes da Força-tarefa e procuradores suíços, houve o esforço de juntar provas e indícios para entender como funcionou a operação de pagamento de propinas. Os documentos encontrados indicam a participação no esquema de nomes que não eram conhecidos, além de uma série de pagamentos camuflados, que poderiam ser da Odebrecht.

Os indícios mostram que o esquema, não só depositou recursos em bancos, como o UBS, como contou com cúmplices no exterior. Ao menos um desses estrangeiros, está sendo indiciado por lavagem de dinheiro. E que essa foi a maneira encontrada pelo grupo, para camuflar a origem e o destino do dinheiro.

Todo o processo está sendo mantido em sigilo completo. Os procuradores brasileiros assinaram termos de compromisso, garantindo que, por enquanto, não revelariam os nomes investigados, para não prejudicar o processo do MP suíço.

Reportar Erro