De volta à realidade

MP expõe falhas e número de vítimas das chuvas cai 80%, em Alagoas

Contagem de alagoanos desabrigados cai de 39 mil para 7,6 mil

acessibilidade:

Defesa Civil prevê mais redução com volta para casa (Foto: André Palmeira)Depois de o Ministério Público Estadual identificar divergências entre a realidade dos danos das chuvas em Alagoas, os dados informados pelas prefeituras de vítimas das enchentes e desabamentos já começou a cair, de acordo com informações da Defesa Civil Estadual. A redução, que também tem relação com o retorno de desalojados e desabrigados às casas, foi de cerca de 80%.

O coordenador da Defesa Civil estadual, major Moisés Melo, declarou que o registro de vítimas, que chegou a ser informado como sendo de 39 mil, caiu para 7.600 pessoas desabrigadas ou desalojadas por morarem em área de risco.

“A recontagem será feita a cada 15 dias. As chuvas estão diminuindo e as pessoas irão retornar para as residências”, explicou Moisés Melo, em entrevista ao portal Gazetaweb.

Mais de R$ 13 milhões em verbas federais para socorrer as vítimas foram repassados pela União ao Governo de Alagoas, que coordenará a aplicação dos recursos nos municípios, com foco na assistência exclusiva às vítimas que perderam casas. A responsabilidade pela compra de cestas básicas, água, e kits dormitórios para serem repassados aos municípios é da Defesa Civil Estadual.

De acordo com levantamento do MP de Alagoas, maioria dos municípios informaram vítimas acima da realidade dos atingidos. Em Colônia Leopoldina, por exemplo, a Prefeitura disse haver mais de 1000% vítimas a mais que a realidade.

Reportar Erro