Operação Bandeirantes

MP do Rio faz operação contra furto de petróleo da Transpetro

Entre os envolvidos estão dois policiais militares do estado do Rio

acessibilidade:

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) deflagrou nesta quarta (21) a Operação Bandeirantes. Os alvos são suspeitos de furtar petróleo bruto e derivados dos dutos da Petrobras Transporte (Transpetro), braço logístico na área de transportes da Petrobras.

Por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI), a operação cumpre sete mandados de prisão e dez de busca e apreensão contra os acusados.

Segundos as investigações, entre os envolvidos estão dois policiais militares: um lotado no 26º (Petrópolis) e o outro no 16º Batalhão de Polícia Militar (Olaria). Também estão entre os acusados três ex-funcionários de empresas terceirizadas que prestavam serviço para a Petrobras.

“Todos foram denunciados pelo crime de organização criminosa e tiveram a prisão preventiva pedida pelo Gaeco/MPRJ e concedida pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Duque de Caxias, local onde a organização criminosa se formou e se estruturou”, afirma nota do MP.

Esquema

Para viabilizar os roubos, os envolvidos arrendaram um terreno em Barbacena, em Minas Gerais, por onde passava o duto da Transpetro da qual seriam desviados os produtos, vendidos posteriormente a refinarias de maneira clandestina.

A operação teve como ponto de partida o flagrante dado na organização criminosa, em março do ano passado. Eles se preparavam para retirar os produtos do duto quando foram presos. Os criminosos usavam o processo conhecido como trepanação, em que uma válvula é instalada no duto para o desvio do petróleo.

No ano passado, o grupo chegou a ser acusado pela justiça mineira, porém apenas por furto qualificado. Dessa maneira, eles aguardam o julgamento em liberdade.

Reportar Erro