Operação Ouro Verde

MP cumpre mandados de prisão contra desvio de verbas da saúde em Campinas

Operação cumpre 33 mandados de busca e apreensão e seis de prisão

acessibilidade:

O Ministério Público Estadual, com apoio da Polícia Militar, cumpre nesta quinta-feira, 30, 33 mandados de busca e apreensão e seis de prisão em sete municípios do estado de São Paulo. Os mandados foram expedidos em inquérito do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que apura desvio de recursos públicos destinados à saúde. 

O principal alvo da Operação, segundo o MPE, é a Organização Social Vitale, que administra o Hospital Ouro Verde, um dos principais hospitais públicos de Campinas, no interior paulista. Foram feitas buscas na sede da empresa e em órgãos municipais, inclusive a sede da prefeitura.

Uma pessoa havia sido presa em Campinas até as 7h40 e ao menos R$ 1 milhão foram encontrados na casa de um dos investigados. Dois carros de luxo, das marcas BMW e Ferrari, foram apreendidos na casa de Fernando Vitor Torres Nogueira Franco em um condomínio de alto padrão na cidade. Ele é ligado à OS Vitale e foi preso. O dinheiro estava na casa de outro investigado. 

Conforme o Gaeco, foi apurado que a organização, que não tem fins lucrativos, é usada por gestores para obter indevida vantagem patrimonial, com o desvio sistemático de recursos públicos na área de saúde.

Há movimentação na sede do MP em Campinas, para onde estão sendo levados os documentos e materiais apreendidos. Os suspeitos detidos estão sendo levados para a 2ª. Delegacia Seccional de Campinas.

Reportar Erro