Liminar

Ministro Teori Zavascki suspende Operação Métis

Decisão atende pedido da defesa de policial legislativo preso

acessibilidade:

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou ao meio-dia desta quinta-feira (27), por meio de liminar, a suspensão da Operação Métis, que apura suposta tentativa de policiais do Senado de obstruir investigações de parlamentares na Operação Lava Jato. A decisão provisória vale por dez dias.

Zavascki também mandou transferir todo o processo relativo à operação da Justiça Federal do Distrito Federal para o STF.

O ministro do Supremo tomou a decisão depois de analisar pedido do advogado Ivan Morais Ribeiro, do policial legislativo Antônio Tavares dos Santos Neto, preso e solto na última sexta (21), que requereu ao Supremo a anulação da Operação Métis.

Na ação, a defesa do policial argumentou que o juiz Vallisney Souza Oliveira, da primeira instância da Justiça Federal em Brasília, invadiu competência do STF, ao autorizar busca e apreensão no Senado.

Na decisão, o ministro Teori Zavascki afirmou que, diante de evidências de que houve usurpação de competência por parte do juiz, foi necessário conceder a liminar para suspender a investigação e determinar a remessa do processo ao STF.

A peça dizia que a Operação Métis "atinge diretamente senadores da República" e que é "clara a intenção na investigação de parlamentares" que só podem ser investigados pelo STF.

"Das buscas e apreensões, diversos dados e maletas foram apreendidas. De forma que houve a exposição de deputados e senadores, visto que em tais apreensões estão presentes dados importantes e matérias cruciais de gabinetes", diz a ação.

Antônio Neto diz ainda que as ações da Polícia do Senado são determinadas pela Mesa Diretora do Senado. Tais decisões, argumenta, só poderiam ser objeto de investigação pelo próprio Supremo.

Antônio Tavares dos Santos Neto foi um dos policiais presos na ocasião, mas liberado no mesmo dia após prestar depoimento de cerca de dez horas. De acordo com a PF, ele colaborou com as investigações no depoimento. Apesar de solto, ele está afastado das atividades, por determinação do juiz Vallisney Oliveira.

Reportar Erro