ELE TINHA PLANO B

Ministro que duelaria com Renan já admite apoiar reeleição dos Calheiros

Nome da oposição, Quintella agora tenta dobradinha com Renan

acessibilidade:

Integrante da base de oposição ao governo de Renan Filho (MDB) em Alagoas, até a última segunda-feira (12), o ministro dos Transportes, Maurício Quintella (PR-AL), já conversa com o governador sobre uma eventual aliança que garanta sua candidatura a senador, ao lado do projeto de reeleição do ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL).

Quintella negou, nesta quarta-feira (14), que já tenha fechado acordo com os Calheiros, mas disse que, se necessário, dialogará com o eleitor para fazê-lo entender a mudança repentina de lado, após o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), seu aliado e rival de Renan anunciar que não disputará eleições ao governo de Alagoas.

Conversa com Renan dependia da saída de Rui (Foto: Edivaldo Júnior)O ministro que afirmava não ter um plano B em relação à decisão de ser candidato a senador na frustrada chapa de Rui Palmeira contra o clã dos Calheiros admitiu ao Diário do Poder que já havia condicionado o início das conversas com Renan Filho à saída do prefeito tucano do páreo.

Mas nega ter reivindicado espaço no Governo de Alagoas, a exemplo da pasta da educação, como foi especulado. E revelou que ainda conversa com a base de oposição a Renan Filho, a exemplo da conversa que já teve hoje com o deputado federal alagoano Arthur Lira, líder do PP na Câmara dos Deputados.

“A gente vinha conversando sobre a possibilidade de um apoio ao governo, mas sempre deixei muito claro para ele que o meu candidato é o Rui, seja para o governo ou para o Senado. Agora, uma vez que o Rui desiste, não vejo nenhum óbice a dialogar com o governador. E já tinha dito a ele, que só conversava se o Rui não fosse candidato. Agora, o Rui saindo, posso conversar com o governador sem dificuldade, assim como estou conversando com o grupo que estava unido em torno de uma candidatura do Rui”, disse o ministro ao Diário do Poder.

DÁ PARA ENTENDER?

Perguntado sobre como fazer o eleitor compreender que Maurício Quintella não é mais oposição e pode se aliar com Renan Filho, o ministro respondeu que nunca foi um opositor ao governo de Renan Filho.

“Nunca fiz oposição ao governo Renan Filho. Muito pelo contrário, tive uma relação de parceria como parlamentar e ministro. O governador é bem avaliado… Eu tinha um grupo político em torno de um projeto com Rui governador, que, por uma decisão dele não existe mais. E, me parece que hoje não tem um plano B. Qualquer plano B eu teria que analisar. Mas 100% dos prefeitos que me apoiam votam com Renan Filho. E, se isso culminar com o apoio, vou dialogar com o eleitor. A situação ficou complicada, porque não se preparou um plano B”, concluiu Maurício Quintella.

No último dia 04, o minsitro alagoano negou traçar estratégia para mudança de lado, a fim de garantir sua candidatura ao Senado, em dobradinha com o senador Renan. E disse não abrir mão de disputar o Senado na chapa contrária às reeleições do ex-presidente do Senado e de seu herdeiro político, o governador Renan Filho. Ao Diário do Poder, afirmou: "Não existe plano B! Não posso por em dúvida a candidatura do Rui. Fragiliza! Estamos todos trabalhando para que ele seja candidato, como falei, não temos plano B!”.

Reportar Erro