Sistema prisional

Ministro da Segurança Pública é contra o contato direto entre preso e visitantes

Jungmann propôs a construção de parlatórios nas penitenciárias

acessibilidade:

Durante a abertura da 13ª Feira Internacional de Segurança, em São Paulo nesta terça-feira (6), o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann defendeu o fim do contato direto entre presos e visitantes nas penitenciárias. Ele propôs que sejam construídos parlatórios. "Vocês já viram em filmes: tem um vidro, tem um telefone, e tudo aquilo que é conversado é registrado. Se houver necessidade, requisitam-se ao juiz aquelas informações”.

O ministro acredita que isso vai por um fim no comando dos chefes do crime organizado de dentro das penitenciárias. “É uma maneira de acabar com esse fluxo de informação para dentro e para fora. Mas isso, evidentemente, dependerá de um acordo a ser feito e da normatização, para que a gente possa definitivamente romper os laços entre o comando do crime, que está dentro do sistema prisional, e aqueles que estão na rua aterrorizando o povo”.

Jungmann é contra a progressão de pena para condenados por crimes hediondos, para ele o problema não está em penas mais longas, mas em rever alguns regimes de progressão. "Não é possível que o sujeito cometa um crime hediondo, um sequestro seguido de morte e, em poucos anos, pela progressão que aí está, ele esteja na rua. Isso é inaceitável”.

Em relação ao Ministério da Segurança Pública, Jungmann afirmou que pretende criar a Secretaria de Produtos de Segurança, como existe no Ministério da Defesa. “É fundamental que nós tenhamos uma relação com o setor privado, que hoje o cluster em defesa e segurança, a base industrial em defesa e segurança é responsável por 3,6% do nosso Produto Interno Bruto (PIB). E responsável pelo faturamento de algo como R$ 206 bilhões”. 

Na próxima sexta-feira (9) o ministro pretende visitar o Rio de Janeiro para acompanhar o andamento da intervenção na segurança pública. A medida entrou em vigor no dia 16 de fevereiro e vai até 31 de dezembro.

Reportar Erro